É uma análise completa e detalhada de diversas informações que influenciam na hora de querer a aposentadoria, ou outro benefício ao INSS.
Consiste na análise das contribuições, identificação de pendências (e orientação sobre como resolve-las), cálculo de tempo de contribuição, cálculo de RMI (Renda Mensal Inicial, ou seja, o salário que o beneficiário começará recebendo), verificação da aplicação de diversas regras de aposentadoria, afim de verificar dentre as que se aplicam, a mais vantajosa, entre outras informações importantes.
Qual a diferença de planejamento previdenciário para uma previdência privada?
São duas coisas completamente diferentes, e uma não influencia, ou exclui a outra.
A previdência privada é um tipo de investimento de médio/longo prazo, com o objetivo principal de complementar a aposentadoria do governo, no caso a que é paga pelo INSS. Já o planejamento previdenciário, trata de analisar, organizar, e de fato planejar a previdência, ou se preferir, a aposentadoria propriamente dita. Elas não se opõem, e uma não impede a outra, a previdência privada é um complemento à previdência fornecida pelo INSS, que é o objetivo do planejamento previdenciário.
Quando posso começar a planejar minha aposentadoria?
Apesar de a maioria das pessoas só procurar o serviço de planejamento previdenciário quando já está próxima de se aposentar, o ideal é que esse planejamento seja feito com alguma antecedência, pois assim o cliente pode ter uma flexibilidade maior em planejar, por exemplo, aumentar o valor de contribuição para aumentar o valor do benefício.
Quais as vantagens de fazer um planejamento previdenciário?
- Entender todos os tipos de benefícios possíveis, e qual é o melhor para o cliente.
- Ter todas as dúvidas sanadas
- Não ser refém das burocracias do INSS e da Justiça.
- Ter uma estimativa de quando poderá se aposentar, e em que condições.
- Identificar o melhor momento para dar entrada na aposentadoria, a fim de garantir o melhor benefício.